segunda-feira, 10 de junho de 2019





OBESIDADE

A obesidade na infância e adolescência é hoje um sério problema de saúde publica. A criança e o adolescente obeso têm seguramente um risco maior de vir a ter doenças importantes na vida adulta.
A criança com excesso de peso não é uma criança saudável. O excesso de peso antes dos 5 anos tende a se estender pela adolescência e o risco dela se tornar um adulto obeso cresce de forma exponencial a medida que o tempo passa. Dados recentes mostram que há 40 anos atrás o índice de obesidade em crianças entre 5 e 9 anos era de 2 a 3%. Hoje já esta entre 12 e 16% o que provocou um aumento importante de crianças e jovens  com diabete tipo II, hipertensão, aumento de colesterol, triglicérides e doenças cardiovasculares. Como chegamos a tal situação: desmame precoce, alimentação inadequada e vida sedentária.
Leite materno exclusivo até 6 meses, alimentação adequada devidamente orientada pelo pediatra, e evitar vida sedentária, mantendo atividade física constante, são o caminho para um futuro saudávelo